quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Planejamento



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Programa de Formação Continuada Mídias na Educação
Ciclo Avançado
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR




PLANEJAMENTO DE TRABALHO COM MÍDIA IMPRESSA E INFORMÁTICA
CONVERGÊNCIA DE MIDIAS


Componente Curricular:
Língua Portuguesa


Professor(a)
Valéria Oliveira Silva


Tema/Assunto:
Atitudes ambientais conscientes através de estratégias de escrita do gênero textual  “história em quadrinhos”



Descrição da atividade Pedagógica (Resumo)

Estudo de Atitudes ambientais conscientes com o uso das mídias e estratégias de escrita através do gênero textual “história em quadrinhos”, para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, na escola municipal Cristo Rei, integrando os recursos de livros, dicionários e revistas de histórias em quadrinhos (HQs) aos sites deste estilo de histórias e ao software Hagaquê, e posterior publicação em blog.


Justificativa:

A utilização das mídias na educação traz novos olhares para os trabalhos realizados em sala de aula, como por exemplo, com os gêneros textuais. Estes que transcendem as chamadas tipologias textuais, por estarem em constante ebulição; são essencialmente flexíveis, dinâmicos, práticos e podem comportar mais de uma tipologia textual.
E, integrar o trabalho Educação Ambiental e Atitudes Conscientes através de Histórias em Quadrinhos, com as mídias Informática e Impressa, torna o ensino e aprendizagem mais agradável e atraente, pois, a utilização destes recursos em sala de aula aumenta o interesse dos alunos, contribuindo para desenvolvimento cognitivo, meta cognitivo e sociointerativo dos alunos. 



Objetivos:

  • Pesquisar o Gênero e a contextualização histórica;
  • Reconhecer o Gênero Histórias em Quadrinhos;
  • Elaborar uma História em Quadrinhos com a temática “Atitudes ambientais conscientes”;


Conceitos:

  • Histórias em Quadrinhos;
  • Atitudes Sustentáveis;
  • Blog.


Competências: (a serem desenvolvidas nos envolvidos)

  • Leitura e escrita;
  • Que o aluno vivencie e apresente atitudes ambientais conscientes através das atividades escolares e outras ações do dia a dia.
Recurso Didático:

Identificação da mídia e recursos

  • Mídia impressa: Livros, dicionários e Revistas de Histórias em Quadrinhos;
  • Mídia Informática: Programa HagaQuê, sites de histórias em quadrinhos.



Atividades:

  • Apresentação do tema “Atitudes Ambientais conscientes e Histórias em Quadrinhos”;
  • Seleção de textos do gênero para leitura e analise;
  • Pesquisa em revistas e sites;
  • Manuseio de revistas em historias em quadrinhos;
  • Elaboração de uma historia em quadrinho através do programa HagaQuê;
  • Revisão textual e reescrita da historia em quadrinho;
  • Publicação e divulgação no blog.




Forma de Utilização:
(x) Sensibilização
(x) Simulação
(x) Ilustração
(x) Conteúdo de Ensino



Avaliação:

  • Participação nas atividades: leitura e produção textual.
  • O aluno terá cumprido bem a atividade e entendido quais as atitudes que devemos ter e que são corretas ambientalmente, assim, representá-las nas histórias produzidas.



Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário